Quem
teve acesso à leitura de “A Interface de Um Morcego- E Outros Contos que a Vida
Me Contou”, de Samuel Castiel, editado pela Chiado Editora, na Coleção Palavras
Soltas, deve, se conhece um pouco de Porto Velho, da Amazônia, ter tido
momentos de muito mais prazer, embora este seja indissociável do mundo criado
pelo autor. Foi o que aconteceu comigo, um amazônico adotivo, que, por sorte,
ainda vivi um pouco da antiga e acolhedora província, que um dia já foi a
capital de nosso Estado. Samuel, que também tenho o prazer de curtir
musicalmente, faz na literatura o que mostra na música: é eclético,
diversificado e, com muita razão, de certa forma, nostálgico.
Seus
contos, narrados de forma simples e direta, são, quase todos, ancorados em
memórias ou histórias que viveu ou lhe contaram, mas, na linha saborosa dos
grandes contistas, pois, não opta por uma formula de desfecho, de modo que se,
algumas vezes, os finais são esperados, no entanto, também, com imaginação e
bom humor, não deixa de criar finais, inesperados, muito surpreendentes ou,
como acontece com o próprio conto que deu o nome e finaliza o livro, deixa
espaço para que os leitores completem ou até mesmo se desviem do que suas
palavras permitem entrever. Não é só o morcego que serve de interface, mas, a
mente humana que, como faz questão de ressaltar, é criadora de seus próprios fantasmas,
como também de suas aventuras.
Somente
sei que usando a conhecida história da caçambada, episódio que marcou a cidade
pelo atropelamento de muitas pessoas, ou festas, bêbados sempre, incêndios,
nuvens, assaltos, velórios ou coronéis de barranco, suas inspirações trazem a
marca da versatilidade para mostrar as múltiplas facetas das criaturas humanas, com o prêmio
extra de recuperar memórias que, no fundo, giram em torno de sua vida. De
qualquer forma com um sabor regional, de
modo que, os contos, que Samuel Castiel escreve, são também crônicas e histórias
que rememoram parte de sua infância com sons de batuque, o mistério e a beleza
das noites de luar onde passeiam seus índios, seus cães baleados, seus estouros
de boiadas, seus falsos cangaceiros e até mesmo um Che Guevara que só poderia
ter saído da imaginação de um pregador de peças como foi João Leal Lobo. Como
acredito que a boa literatura se faz cantando sua aldeia só posso recomendar a
quem não leu que leia Samuel Castiel. Sua simplicidade esconde a interface da
universalidade que o morcego não revela, mas, uma boa leitura sim. Vale a pena,
e é saboroso, olhar o mundo por seu prisma.
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