Total de visualizações de página

terça-feira, maio 10, 2016

OS BONS EFEITOS ECONÔMICOS DA LAVA JATO



A grande verdade é que, apesar das mudanças não acontecerem de uma hora para a outra, a Operação Lava Jato, com todos os problemas e objeções que possa ter, já mudou a realidade da justiça brasileira. Um sintoma evidente disto aparece, por exemplo, agora, quando, numa atitude inédita, a empreiteira Andrade Gutierrez, que aceitou pagar R$ 1 bilhão de indenização como pena, em nota, pede desculpas ao povo brasileiro reconhecendo que "erros graves foram cometidos nos últimos anos e, ao contrário de negá-los, estamos assumindo-os publicamente. Entretanto, um pedido de desculpas, por si só, não basta: é preciso aprender com os erros praticados e, principalmente, atuar firmemente para que não voltem a ocorrer". A empresa também diz que vai colaborar com as autoridades no decorrer das investigações e informou que concluiu a negociação de acordo de leniência com o Ministério Público Federal, iniciada em outubro de 2015.  
É um notável avanço na medida em que, como se observa, corriqueiramente, a prática das empresas, e das pessoas, tem sido sempre a de negar a realidade, mesmo diante das evidências e provas factuais. Em grande parte, este comportamento advém da histórica impunidade dos brasileiros mais poderosos e ricos e, neste sentido, também a Lava Jato inova ao demonstrar que ninguém, mas, ninguém mesmo, está acima da lei. Mas, isto somente foi possível pelo apoio da sociedade inclusive porque, como muitos são os atingidos, se busca mesmo nublar os fatos, distorcer uma ação que é apenas de aplicação da lei, da justiça como deve ser feita, sem considerar a posição da pessoa que comete o crime.

No seu desenrolar a Lava Jato revelou, com clareza, que as relações entre o governo, as empresas e os partidos criaram esquemas dolosos que, além de drenarem recursos públicos para fins ilícitos, criaram um ambiente econômico profundamente perverso no qual desaparece a concorrência e as boas práticas de mercado substituídas pelo apadrinhamento e um sistema de exclusão dos que não participam do clube da propina. Desta forma, sob o ponto de vista econômico, é o oposto da tese que muitos políticos defendem: a Lava Jato é muito saudável para a economia. Insalubre mesmo é a corrupção sistêmica, a combinação de preços, prevista como crime na legislação, que tem, como agravante, o superfaturamento de obras. Se, é lógico, no curto prazo, a renda e o emprego são afetados pelas punições da Lava Jato, sua ação tem o efeito corretivo de reduzir a corrupção, de injetar transparência e imparcialidade nos negócios públicos e colaborar para um ambiente econômico futuro melhor. A experiência comprova que não se constrói desenvolvimento sem regras claras, sem transparência e sem concorrência, em especial nas relações entre o governo e os fornecedores. Ainda que, amanhã, a Lava Jato possa ter seus efeitos diminuídos por outros fatores, sem dúvida, já obteve um efeito saneador ao expor as práticas ilegais e punir os infratores da lei. De qualquer forma será impossível entender este momento brasileiro sem levar em consideração os efeitos benéficos que estão sendo obtidos para a construção de um país com mais justiça e eficiência. 

Nenhum comentário: