Total de visualizações de página

domingo, maio 30, 2010

Eles estão entre nós



“Viver é muito perigoso... Porque aprender a viver é que é o viver mesmo... Travessia perigosa, mas é a da vida. Sertão que se alteia e abaixa... O mais difí¬cil não é um ser bom e proceder honesto, dificultoso mesmo, é um saber definido o que quer, e ter o poder de ir até o rabo da palavra” (Guimarães Rosa)

Como não é segredo para ninguém gosto de ler. E, nos últimos dias, li um livro ultrainteressante denominado corretamente de "Meu vizinho é um psicopata", da psicóloga Martha Stout. Como o nome já aponta ela escreve sobre os psicopatas, mas, não quaisquer psicopatas e sim sobre aqueles que estão próximos a nós, aqueles que gozam de nossa intimidade, com os quais convivemos sem, muitas vezes, nos conscientizarmos que eles são psicopatas. O livro é muito bem feito tanto que começa por nos esclarecer o termo "psicopatia". Ela escreve que psicopatia é um termo mais popular para o distúrbio chamado de sociopatia. E classifica como psicopata uma pessoa que não tem vestígios de emoção, não sente culpa e é capaz de fazer qualquer coisa para saciar seus desejos, por mais simples que eles sejam. De tal forma que tramam, manipulam, roubam e até matam para alcançar seus objetivos. Claro que, sem muito trabalho, já comecei a pensar na quantidade de psicopatas que já conheci, inclusive muitos políticos bastante conhecidos e não, como costumamos pensar, os psicopatas de filmes de suspense e terror como os Hannibal, que são asassinos sanguinários ou mesmo serial killers. Pela primeira vez, me dei conta que esta não é a realidade. A realidade é que os psicopatas vivem entre nós, como se fossem "normais" e, a grande maioria deles, não tem sede de sangue nem vontade de matar. Eles são, na verdade, pessoas aparentemente comuns que só querem ganhar dinheiro, poder, influência, ser um grande empresário, um grande político, um governador ou presidente da república..Meu Deus! Agora, depois de tanto tempo, entendo do que são capazes! De tudo, absolutamente tudo. E, como não sentem culpa, remorso e nem nenhuma intenção de assumir as consequências dos seus atos estão completamente livres para culpar qualquer um. Por incrível que pareça os psicopatas só querem uma coisa: vencer. E o que me assusta (só agora vejo) é que eles estão vencendo.
Bem, raciocinando com lógica, isto não é de admirar. Afinal com a falta de escrúpulos que possuem e a capacidade de destruir a vida dos que atravessam seu caminho não é de espantar que consigam vencer. O problema real é que se é assim, na prática, desconfio que acabaremos ( se é que já não estamos) sendo governador por psicopatas. E a autora comenta que tratou de muitas pessoas que tiveram suas vidas devastadas por psicopatas com quem conviveram e que, muitas delas, chegaram até a tentar o suicídio. Vejam como os psicopatas são perigosos e imagine que a pior notícia vem aí: uma em cada vinte e cinco pessoas é um psicopata! Já pensou em que mundo perigoso nós vivemos? Você pode até ignorar o que estou dizendo (e a autora escreveu) e negligenciar, fingir que eles não existem, porém, o perigo está em que o psicopata pode estar na sua família, ser seu amigo ou você se apaixonar por ele, de forma que eles são perigosos e estão entre nós! Pode crer: mais cedo ou mais tarde você irá conviver ou já conviveu com um psicopata! Assim, tome cuidado, quando alguém estiver tentando justificar e defender alguém que lhe fez algum mal dizendo que ele é assim mesmo... sofreu muito... teve uma vida difícil e outras baboseiras, não vacile. Diga que tem razão, mas, se afaste. Este pode ser o seu psicopata.

Nenhum comentário: