Total de visualizações de página

domingo, março 13, 2011

O voto distrital ....


É um bom caminho

Meu amigos, a verdade é que chega uma hora em que política deixa de ser importante. No meu caso deixou por uma questão de comportamento e de qualidade de vida. Não sendo mais um menino, embora esteja na segunda infância, ter opinião própria num país como o Brasil, pensar, analisar, mostrar a outra face das propagandas públicas, é um risco que acaba por isolar você dos demais. Ter opinião, discordar, principalmente, para os apaixonados, os maniqueístas, é um exercício da democracia incompreensível, um desrespeito a manada que dá obas-obas com as patas para a situação vigente.

De fato, aderi a Pilatos sem ter pela frente nenhum Jesus que justificasse. Efetivamente desejo é fazer as coisas que gosto, falar e apreciar coisas aprazíveis como boas conversas, músicas de qualidade, cinema, viajar quando puder, ler e escrever que são coisas que gosto e amar, quando possível. Por que ainda gastar tempo com coisas que sei se modificarão lentamente e pelas quais, creio, que já fiz o que pude, já dei minha contribuição mínima que seja e só muito jovem acreditei que poderia ser grande. Assim tenho me dedicado o mínimo possível a exercer o sagrado dever da crítica, apesar de acreditar que intelectual e jornalista que se preze, é sempre do contra para desespero dos governistas e pelegos. Mesmo assim, vez por outra, não resisto em aderir a algum movimento que acho justo e indispensável para o futuro. É o caso, agora, do voto distrital que considero um grande avanço se for adotado.

Até já existe um abaixo-assinado online Eu Voto Distritalno qual coloquei minha assiantura como a de número 3.691 o que pode até parecer pouco, mas, há também no Facebook, a página #EuVotoDistritale o perfil @EuVotoDistritalno Twitter que ajudarão, sem dúvida, a tornar a campanha conhecida e angariar assinaturas. De qualquer forma esta é uma campanha que me atrai dado que o voto distrital permite que os candidatos sejam mais conhecidos, ao regionalizar as candidaturas, bem como tornam mais difícil o uso ( e abuso) dos metodos tradicionais de compra de votos porque facilita a fiscalização. Claro que não impede, porém, melhora a escolhar e vai possibilitar que se tenha candidatos com muito maior representatividade que os atuais. Pelo menos será uma melhora nos metodos de escolha com certeza.

De qualquer forma o fato de existir um abaixo-assinado no ar há mais de um mes é um sintoma de que tem gente se interessando pelo tema e não posso deixar de estimular o debate, a discussão e a busca de um amanhã melhor para o país que, creio, passa pela entrada de novas pessoas na política, de formação e renovação dos quadros políticos o que somente será possível com a reforma do sistema eleitoral. Não peso muito (mesmo com meus 90 quilos), porém, irei estimular os amigos em favor do voto distrital, escrever sempre que possível e mobilizar o máximo que puder virtualmente. Espero que a reforma eleitoral ganhe dimensão pública e o voto distrital o assunto das nossas mesas. Como se vê posso estar afastado, porém, não perco o ímpeto nem a vontade e o desejo de mudar o nosso país. E o voto distrital, para mim, é um bom caminho.

Nenhum comentário: