Total de visualizações de página

sexta-feira, outubro 10, 2008

A ECONOMIA NA CRISE

O Papel Crucial dos Economistas
Em momentos como o atual de crise é que se verifica a necessidade e a importância dos economistas. Afinal é o economista o único profissional que estuda os fenômenos relacionados com a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços que envolvam dinheiro ou não. Neste sentido sua ajuda é indispensável não apenas para entender, bem como construir, ampliar e a preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos. È evidente, no entanto, que, apesar de desenvolver planos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos nos diversos setores de atividade (comércio, serviços, indústria e finanças), não possui nenhuma qualidade especial de vidente nem uma varinha de condão com a qual possa assegurar sucesso ou dizer o que vai acontecer no futuro. Seu conhecimento, todavia, facilita em muito os problemas que se pode enfrentar aplainando o caminho, porém, a ciência econômica é dependente da ação humana, logo não pode ter a exatidão da matemática. É sempre um vir a ser que envolve problemas políticos e sociais, daí a dificuldade de se aceitar, muitas vezes, a solução que é lógica para os economistas, mas, incompreensível para a grande maioria. Como futebol todo mundo pensa que é possível entender de economia sem estudar.
No entanto a própria ascensão da economia está intrinsecamente ligada a maior complexidade dos problemas econômicos. No fundo a economia é a forma como os homens resolvem seus problemas de manutenção e sobrevivência. Isto é bem mais simples numa sociedade tribal. Na medida, porém, em que passa a existir a divisão do trabalho, a especialização, o dinheiro passa a ser virtual e a sociedade mundial globalizada, entender de economia passa a ser um ofício que requer muitos tipos de conhecimentos que são essenciais para levar e manter o bem estar para os homens. E quando falamos de bem estar, na nossa sociedade, falamos da produção, do acesso aos bens materiais, do aumento do consumo. São estruturas complexas que alimentam grandes redes e cidades, daí o papel primordial de um profissional se tornou importante por dominar um conhecimento científico que permite que faça análises de estruturas. O economista domina as perspectivas dos homens num ambiente de troca, então consegue formular cenários onde o Estado, as pessoas comuns e as produtoras de riqueza articulam a produção e o consumo para que a sociedade tenha bem estar.Este profissional tem que, obrigatoriamente, ter um conhecimento amplo de política, sociologia e economia. São três campos que têm um caráter abrangente e importância na vida das pessoas. No Brasil, o economista já teve uma importância maior, pois foi o grande responsável pela formulação de políticas que fizeram o crescimento do país.Não por acaso sua perda de importância, e ocupação de espaços, tem empobrecido o debate político, as soluções e as nossas possibilidades de desenvolvimento. É preciso recuperar o ensino da economia para melhorar o nível de nosso bem-estar o que somente se consegue com bons economistas.

Um comentário:

Matheus Pacini disse...

Boa tarde,
Aqui Matheus, pessoa que organiza o blog economiapratica.blogspot.com

Gostaria de seu contato para compartilharmos textos econômicos, poesias (possuo um acervo interessante de obras pessoais) e música!

Um grande abraço,
Aguardo seu retorno!