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quarta-feira, junho 22, 2005

A Imagem e a Marca dos Pequenos

Embora seja normal que a micro e pequena empresa costume, até por limitações financeiras e de recursos humanos, dar menor atenção à utilização das ferramentas de marketing e de publicidade não possuem menos necessidade de construir sua marca. A grande mudança que existe é apenas dos valores envolvidos. As micro e pequenas precisam adaptar suas campanhas a um orçamento bem menor e, na prática, o empresário irá necessitar ou pessoalmente desenvolver certos conhecimentos do setor ou arranjar alguém que possa ajudá-lo a um custo baixo (sejam agências de propaganda, órgãos de apoio ou até estudantes do setor).
Em geral os empresários vêem as campanhas publicitárias como tendo um custo muito elevado. E, não dá para dizer que não é, porém um pequeno negócio precisa raciocinar de acordo com seu público-alvo e com suas metas de vendas e de crescimento, bem como com a disponibilidade de recursos que seus custos permitem. Campanhas devem ser adaptadas ao tamanho e a possibilidade de cada firma, inclusive sob o ponto de vista dos meios de comunicação.E, de fato, uma campanha, mesmo com custos elevados, pode ser bastante barata dependendo dos resultados alcançados.
Como em todos os outros setores não há soluções mágicas. Dentro de seus horizontes o empresário micro e pequeno deve pesquisar, de alguma forma, utilizando algum tipo de questionário ou de cadastro, seu público e, invés de investir em mídia de uma forma massificada, fazer uma publicidade restrita e segmentada. Não pode, de forma alguma, é não utilizar o marketing e a propaganda que são fatores chaves para fortalecer sua marca. E é a marca, como um símbolo do seu diferencial, que deve estar impregnada dos objetivos e das possibilidades interessantes que oferecem para o cliente.
É preciso não esquecer que o sucesso de todo negócio, de todo marketing é resultado da satisfação do consumidor. A boa utilização do marketing e da publicidade se baseia em oferecer o que o seu cliente espera de sua empresa. Não há grande nem pequena campanha sem consideração das proporções, mas há boas e más campanhas independentes dos tamanhos. Assim como pior é não ter campanha nenhuma nem cuidar da imagem de sua empresa por menor que seja.

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