Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 14, 2005

A Riqueza da Soja

Malgrado, por culpa de minha tese de doutorado, ter me interessado pelo incremento da soja, principalmente no Centro-oeste, e por sua exportação, não havia me interessado por ela propriamente que via mais como um componente de ração animal. Até havia experimentado a carne e outros derivados, em especial lácteos, porém, como todos sabem o gosto não é lá essas coisas.

E, como falam tão mal da cultura da soja e seus efeitos nocivos contra a evidência dos benéficos (US$, Euros e R$) inconscientemente se acaba com algum preconceito contra a leguminosa que, por acaso, descobri ser dotada de “superpoderes”. Pois é. A partir da curiosidade que alimentei sobre o tema descobri que os chineses já a utilizavam como um dos mais ricos e completos alimentos há mais de cinco mil anos. E mais: contém proteínas de alta qualidade, minerais, como ferro, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas do Complexo B. Pasmem: pode ser ótimo para colesterol, diabetes, ossos, menopausa e até contém genísteina ou fito estrógeno, hormônio vegetal, que atua na prevenção de cânceres, fora outras doenças como hipertensão, litíase e doenças renais.

Como tudo que é bom para a saúde o que é ruim é o gosto. Entretanto há uma porção de sugestões e receitas que podem ultrapassar este obstáculo e fazer com que se construa um cardápio mais agradável da leguminosa. Entre os livros que podem contribuir para tal estão um da Embrapa, “Delícias da Soja-Um Cardápio Nutritivo”, editado pela Globo, e “Delícias da Soja e Glúten” de autoria de Flor Alves Marques da Editora Mauad. Como dizem que você é o que você come-e não vou discordar-a soja pode ser um caminho ótimo para melhorar a qualidade de vida por meio da alimentação.

Nenhum comentário: