Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 22, 2005

Sem Saida

Nem mesmo o mais ingênuo dos seres que tiver um pingo de lucidez será capaz de acreditar nas palavras do tesoureiro do PT, Delúbio Soares. Ele e Silvio Pereira patrocinaram um dos mais ridículos dos espetáculos conhecidos de falta de bom-senso e de decoro ao comparecerem na CPMI dos Correios com o ar de candura de uma freira que, grávida, quer atribuir o filho ao Espírito Santo.
Quem, de sã consciência, será capaz de acreditar que um empresário, como Marcos Valério, passado na casca da noz, vá colocar suas empresas em risco pegando empréstimos milionários, burlando o fisco e a legislação vigente, em troca de nada, para, por amizade, resolver os problemas de um amigo ou de um partido político? Poucas crianças de cinco anos, atualmente, iriam conceber algo tão inconsistente.
De fato o que se constata, pela verificação dos pagamentos pelos parlamentares, é um gigantesco esquema de caixa dois que não pode estar restrito aos pagamentos de campanha até por causa de sua continuidade ao longo do tempo. Também se torna inverossímil crer que apenas Delúbio Soares, reconhecidamente, dito inclusive por ele mesmo, “um soldado do partido” fosse conceber e executar uma operação desta magnitude sem respaldo. Até porque, para alguém contrair empréstimos que montam a quase quarenta milhões de reais, não o faria sem ter “as costas quentes”.
É evidente que tudo está muito mal explicado e que há, por detrás, muito mais gente envolvida. Até porquê com a entrevista que o presidente Lula da Silva deu, em Paris, a uma repórter “free-lancer” completamente desconhecida, corroborando as versões de Valério e de Delúbio, acabou deixando suas impressões digitais no episódio. É a raposa escondida com o rabo de fora. Infelizmente não há como não constatar que o governo se encontra atolado até o pescoço numa operação sem similar na história do país. E os petistas reais, aqueles que desejam solidificar o partido, recuperar a bandeira da ética e da moralidade, terão que ser os primeiros a cobrar de Lula, José Dirceu e José Genoíno a verdade. Esta baboseira toda que estão querendo impingir é de uma indigência mental que nem mesmo a classe C e D, que dizem foi o alvo, engole. Ou Lula arranja uma explicação melhor e pune os culpados ou seu governo irá, definitivamente, chegar ao final de forma melancólica. O presidente poderia ter continuado em silêncio. Ao assumir a parceria na esdrúxula versão dos acusados se encontra, agora, sem saída metido no mesmo barco (ou será barca furada?).

Nenhum comentário: