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segunda-feira, julho 04, 2005

UM PLANO ESTRATÉGICO

Num mundo marcado pela incerteza o planejamento torna-se mais ainda indispensável. Superar problemas, aproveitar oportunidades, prevenir ameaças e navegar por tendências não é um caminho fácil. O certo, no entanto é que a empresa, a organização e as pessoas que traçam metas, se comprometem com elas, criam uma visão do futuro (um conjunto de objetivos, crenças e valores que orientam a ação em direção ao futuro ) possuem mais chances de sucesso que os outros que não programam suas ações. Assim, na empresa, o Plano de Ação Estratégica é um documento que deve existir sinalizando a direção, as intenções e as ações que devem ser executadas tendo em vista o cenário presente, as oportunidades e as ameaças para poder construir o cenário futuro que desejamos. Um Plano de Ação Estratégica compreende os seguintes componentes:

A MISSÃO – É o enunciado, a razão de ser da organização. Responde à pergunta sobre porque motivo a organização existe sendo, portanto resistente ao tempo, as circunstâncias e as tendências do ambiente. É o que dá sentido ao esforço coletivo e anuncia, para a sociedade, o que se deve esperar da organização.

OS PRINCÍPIOS E VALORES – São deliberações e comportamentos morais firmados em comum, de modo tácito ou explícito, que limitam as atitudes e comportamentos. Constituem o código de conduta e os esteios da cultura organizacional que todos os integrantes são obrigados a respeitar enquanto membros da organização.

OS OBJETIVOS – São alvos que devem ser atingidos sob condições estabelecidas. Respondem à questão “Para que existimos”. Se quantificados viram metas. Quando as ações requerem um grande estímulo criam-se metas heróicas, objetivos que exigem um grande esforço e empenho para serem alcançados.

AS DIRETRIZES – Definem prioridades programáticas selecionadas entre as alternativas de ação. Respondem à pergunta “o que faremos”. São políticas que devem ser seguidas, durante certo tempo, coerentes com a missão e os objetivos traçados.

PROGRAMAS PRIORITÁRIOS – Responde à pergunta “Como Faremos”.Detalhado por projetos e atividades, com seus respectivos cronogramas, metas, indicadores e sistema de monitoramento e avaliação. É, portanto a forma como as diretrizes serão implementadas, nas suas diversas fases, em direção ao futuro planejado.

Toda empresa, por menor que seja, deve ter uma visão de futuro, um olhar para frente onde deseja chegar, pois, quem não sabe onde deseja ir, tende a ter muito mais dificuldades na medida em que não planeja, não se antecipa aos problemas nem vislumbra as oportunidades. É incomum também que pessoas de sucesso não tenham metas, que não façam seu planejamento estratégico pessoal. Quem precisa alcançar um porto deve, antes de mais nada, traçar os planos da viagem e procurar verificar os empecilhos. Planejar estrategicamente é fazer isto no longo prazo.

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