Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 27, 2005

A CULTURA ENLAMEADA

É uma tristeza ver pessoas que, supostamente, são artistas e intelectuais se prestarem ao papel de fazer um manifesto apoiando José Dirceu e o governo Lulla da Silva. É, no mínimo, com tristeza que vê, entre elas, figuras relevantes como Emir Sader, Dalmo Dallari, Gianfresco Guarnieri, Paulo Betti e José de Abreu entre outros. Não se trata de que Dirceu não mereça que os amigos o defendam e até fiquem ao seu lado numa situação como a atual. Muitas vezes temos que ser solidários, mesmo sabendo que o amigo está errado, ou é criminoso. A questão é que não se pode tratar as coisas públicas como se fosse questão de lado, como se quem estiver de nosso lado tudo seja permitido e aos outros, partidos e pessoas não. Infelizmente, seja quem for que use a máquina pública, que desvie recursos que deveriam ser utilizados para melhorar o país, por mais que tenham um passado glorioso caíram no limbo, na lama, na vala comum dos criminosos.
Este episódio, além da mancha que deixa na capacidade intelectual e crítica dos apoiadores, revela também uma das causas que nos trouxeram à presente situação, qual seja a conivência de todos com uma espécie de ditadura mental que parece acometer à mídia e o sistema educacional quando toma partido de algum tipo de movimento na sua maioria ditado pelo ativismo comunista. Como ex-marxista, e, hoje, um livre-pensador, toda vez que me coloco contra bandeiras tidas como “sagradas” sou taxado de “direita” porque, na verdade, nesses nichos há, normalmente, uma unanimidade de pensar que me aterroriza por ser mera repetição de slogans e uma espécie de “politicamente correto” que passa a ser parte essencial e obrigatória da cultura vigente. Assim, com a queda do PT, agora há um substituição pura e simples (e adesão) ao P-Sol sem nenhuma auto-crítica em relação ao que aconteceu.
Não se pergunta, por exemplo, por qual razão o PT é criminoso. É criminoso não somente por ter frustrado as esperanças de milhões, porém também por adotar um comunismo cego que conspira, inclusive com a marginalidade, sem padrões éticos para criar uma república sindicalista e estatal. É criminoso por que roubou não para proveito de seus dirigentes, embora muitos tenham usufruído, mas para submeter todo o país as suas idéias, criar um suposto socialismo que se provou um regime ultrapassado, um dos piores sistemas que existiu no mundo.
Não se pode esquecer que o PT, que hoje reclama que está sendo linchado moralmente, jamais hesitou em difamar alguém se valendo de militantes de mentes intelectualmente fracas, mas eficientes em utilizar, sem maiores provas, acusações que funcionavam bem quanto menos eram sólidas e mais divulgadas, sempre no sentido de intimidar os adversários. A própria imprensa deveria fazer uma meã-culpa de ter omitido uma série de fatos que permitiram uma visão mais clara do aparelhamento e da ação deletéria dos dirigentes petistas. É esta falta de arejamento das informações, a falta de discussões, de fato, relevantes e intelectuais, que permitiram que se chegasse onde chegamos. E, por tal razão, ver um punhado de pessoas tidas como artistas e intelectuais participando de um manifesto igual a este mostra bem como a nossa educação e intelectualidade anda distante dos sonhos de um país desenvolvido.

Nenhum comentário: