Total de visualizações de página

sexta-feira, dezembro 09, 2005

AINDA HÁ ESPERANÇA

Embora, em geral, os dirigentes sempre pensem que a imprensa está contra eles isto não é verdade. De fato jornalistas, mais do que qualquer outra profissão, são sensíveis as demandas populares e, para serem bons, precisam conservar a capacidade de se indignar de criticar e, podem, muitas vezes, ser injustos, porém não tem o direito de se omitir de não cobrar as providências na medida em que, mesmo não tendo mandato da população, acabam por ser porta-vozes dela. Acrescente-se também que os políticos, nas campanhas, exageram nas promessas com a mesma rapidez de que as esquecem tão logo ganham as eleições. Uma parte, é verdade, porque desconhecem a máquina que vão herdar, todavia há também uma certa acomodação.
Este preâmbulo serve para falar sobre a atuação da Prefeitura de Porto Velho, em particular do prefeito, que, para muito, depois de eleito se encontra paralisado. Bem distante das promessas de s ações que fariam nossa cidade mudar radicalmente, embora o que, de fato acontece, é que as dificuldades, que o prefeito e sua equipe desconheciam, de gerir uma cidade grande e sem planejamento vieram à tona neste período inicial de administração. Não se fala abertamente, mas entre as paredes se afirma que havia um caos econômico-social que só ficou nítido quando, realmente, tomaram pá da situação. Iludidos pela vitória somente enxergaram as coisas depois e aí já tarde demais para poder reclamar do passado.
O sonho de fazer uma boa administração ainda existe e o prefeito ainda tem capital político para isto. Sua equipe conta com bons nomes em vários setores, mas esbarra na falta de qualidade em setores vitais como a manutenção das ruas, em especial tampar buracos e desentupir bueiros, o lixo e na contenção dos camelôs que, agora, parecem proliferar mais do que nunca. No entanto há algum esforço na regularização fundiária e na nova secretaria de Desenvolvimento que, mesmo sem muitos recursos, já empreende um trabalho inicial de geração de emprego e renda que pode vir a ser relevante. Pesa também contra a atuação da atual administração a quantidade de reuniões. É uma herança do partido que paralisa a administração. Há reunião para tudo o que importa num gasto enorme de tempo sem resultados práticos. De qualquer forma o prefeito parece ter acordado e correm rumores de que irá fazer uma reformulação na equipe para o próximo ano. Vamos torcer para que, de fato, as coisas aconteçam e a administração Roberto Sobrinho possa mudar, como se espera, a face da cidade.

Nenhum comentário: